Contexto e Objetivo

O IV Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft 2014) é um evento permanente associado ao Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), dedicado à apresentação e à discussão de trabalhos de mestrado e doutorado em andamento nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação e Métodos Formais. O CBSoft 2014 será realizado em Maceió-Alagoas, de 28 de setembro a 3 de outubro de 2014.

Histórico

O CBSoft foi criado em 2010, com o objetivo de integrar importantes eventos científicos brasileiros, a saber: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS) e Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF). O WTDSoft tem sua origem no Workshop de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (WTES), evento integrante do SBES de 1996 a 2010. Assim como o CBSoft, o WTDSoft busca promover a integração das comunidades do SBES, SBLP, SBCARS e SBMF, de modo a propiciar um ambiente construtivo para discussões entre estudantes com trabalhos em andamento e pesquisadores nas áreas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação e Métodos Formais.

Elegibilidade e Avaliação

São elegíveis para submissão trabalhos de mestrado ou doutorado, preferencialmente:

1. Trabalhos de doutorado com proposta definida (não necessariamente aprovada)
  2. Trabalhos de mestrado com proposta aprovada (desejável, mas não obrigatório) e prazo previsto de conclusão posterior a dezembro de 2014
  3. Trabalhos que não tenham sido aceitos ou apresentados em outros workshops de teses e dissertações.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo comitê de programa do evento. Cada trabalho receberá um parecer do comitê com questionamentos e sugestões sobre o seu conteúdo. Esses comentários deverão ser utilizados pelo autor na preparação da versão final do artigo. Os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos durante o WTDSoft, com membros do comitê de programa e pesquisadores convidados. A aceitação do trabalho implica na inscrição do autor no WTDSoft e na sua presença para a apresentação do trabalho. A apresentação poderá ser feita em português ou em inglês. Entende-se que o autor é o aluno de pós-graduação responsável pelo desenvolvimento da tese ou dissertação de mestrado.

Instruções para Submissão

O formato do artigo deverá seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em tamanho A4, com folha de rosto, 05 páginas de conteúdo para trabalhos de mestrado e 07 páginas de conteúdo para trabalhos de doutorado (totalizando, respectivamente, 6 e 8 páginas). Descrições Word e Latex deste modelo podem ser obtidas no portal da SBC, seguindo a referência para Eventos e Modelo para publicação de artigos (http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=60). Todos os artigos devem ser escritos em português ou inglês e submetidos pelo JEMS (Journal and Event Management System) da SBC. A versão final dos artigos aceitos deverá conter uma carta ou mensagem informal do orientador dando ciência e concordância com a submissão. O número páginas informado no JEMS refere-se somente a páginas de conteúdo, sem contar folha de rosto ou carta de concordância.
Os trabalhos devem conter uma folha de rosto em que constam exclusivamente:

• Título do trabalho
  • Nome do aluno
  • Nome do(s) orientador(es)
  • Nível (mestrado ou doutorado)
  • Programa de pós-graduação
  • Email de contato do aluno
  • Email de contato do(s) orientador(es)
  • Ano de ingresso no programa
  • Época prevista de conclusão
  • Data da aprovação da proposta de tese/dissertação (qualificação)
  • Resumo em português ou em inglês
  • Palavras-chave
  • Sigla(s) do(s) evento(s) do CBSoft relacionado(s)(SBES, SBCARS, SBLP, SBMF).

O conteúdo do trabalho deve iniciar na segunda página e deve ser descrito de forma clara e objetiva, incluindo:

• Caracterização do Problema
  • Fundamentação Teórica
  • Contribuições
  • Estado Atual do Trabalho
  • Comparação com Trabalhos Relacionados
  • Avaliação dos Resultados

Datas Importantes

Submissão de Artigos: 01/06/2014 até as 23h59min
Notificação de Aceitação: 14/07/2014
Resultado: 25/07/2014
Envio de Versão Final: 30/07/2014