2ª Feira 29/09

Sessão 1 (Sala Siriguela)

11:30 - 12:00
Enriquecendo a Elicitação e a Análise de Requisitos para equipes multifuncionais no Scrum com Test Driven Development.

Rafael Soares (Universidade Federal de Pernambuco), Fernanda Alencar (Universidade Federal de Pernambuco)

12:00 - 12:30
O Que 10 anos de Experiência nos Ensinaram sobre Desenvolvimento Distribuído de Software.

Sabrina Marczak (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Marcelo Perin (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Rafael Prikladnicki (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Christiano Ayub (Software Organization), Geraldo Gomes (Software Organization)

Sessão 2 (Sala Siriguela)

14:30 - 15:00
Scrum pode causar falhas em projeto? Como lidar com isso?
Andreia Santos (Instituto Nokia de Tecnologia), Igor Correia (Instituto Nokia de Tecnologia)

15:00 - 15:30
Técnicas de Usabilidade em sistema web na fase de requisitos: um relato de experiência.
Igor Correia (Instituto Nokia de Tecnologia), Andreia Santos (Instituto Nokia de Tecnologia)

15:30 - 16:00
Lições Aprendidas na Definição do Processo de Entrega de Soluções do Ministério do Planejamento.
Vinicius Silva (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Rodrigo Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sergio Assis Rodrigues (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Eduardo Gomes (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Fernando Siqueira (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Miriam Chaves (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão),  Claudia Werner  (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Jano Souza  (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

3ª Feira 30/09

Sessão 3 (Sala Siriguela)

11:00 - 11:30
MAnGve: a step towards deploying Agile Governance.
Alexandre Luna (Universidade Federal de Pernambuco), Ivaldir Honório de Farias Júnior (Universidade Federal de Pernambuco), Philippe Kruchten (University of British Columbia), Hermano Moura (Universidade Federal de Pernambuco)

11:30 - 12:00
Uma Arquitetura de Suporte à Decisão para Micro e Pequenas Empresas.
Fabio Pereira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

12:00 - 12:30
Implementação do Modelo MPS para Software, Nível G de Maturidade, usando Metodologias Ágeis: Um Caso de Sucesso em uma Empresa de Micro Porte.
Marcelo Sa (Universidade Federal do Pará), Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará)

Sessão 4 (Sala Siriguela)
Chair: Leandro M. Nascimento

14:30 - 15:00
Experiência do SIDI com ferramentas para controle de projetos.
Thomas Dedding (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), Fernanda Pellegrini (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), Tatiane Greco (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática)

15:00 - 15:30
Uma Ferramenta para Gestão Integrada de Projetos.
Simone Vasconcelos (Instituto Federal Fluminense), Leonardo Barroso (Instituto Federal Fluminense), Matheus Sales (Instituto Federal Fluminense), Filipe Arantes Fernandes (Centro Universitário São José de Itaperuna)

15:30 - 16:00
Auditorias e verificações: importantes ferramentas de suporte a gestão de projetos.
Tatiane Greco (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), Fernanda Pellegrini (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática), Thomas Dedding (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática)

5ª Feira 02/10

Sessão 5 (Sala Siriguela)

11:00 - 11:30
O Uso da Ferramenta Trello na Implementação do Modelo MPS para Software, Nível G de Maturidade, em uma Empresa de Micro Porte.
Aruanda Simoes (Centro Universitário do Pará), Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará)

11:30 - 12:00
Uma Ferramenta para Gerenciamento de Infraestruturas de Computação em Nuvem.
Leandro M. Nascimento (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Vinicius Garcia (Universidade Federal de Pernambuco), Rodrigo Assad (Centro de Estudos Avançados de Recife), Silvio Meira, Julio Damasceno (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

12:00 - 12:30
Text Generation from Business Process Models.
Raphael Rodrigues (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Leonardo Azevedo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Kate Revoredo (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Henrik Leopold (WU Vienna)

Sessão 6 (Sala Siriguela)

14:30 - 15:00
Terceirização na implementação de testes: os dois lados da moeda.
Raquel Dias (AsGa S.A), Gerson Albuquerque (Universidade Federal do Ceará), Abel Gripp (AsGa S.A), Danielo Gome (Universidade Federal do Ceará), Italo Araújo (Universidade Federal do Ceará), Ismayle Sousa Santos (Universidade Federal do Ceará), Leodercio Filho (Universidade de Fortaleza), Rossana Andrade (Universidade Federal do Ceará)

15:00 - 15:30
Uma Proposta de Solução para Distribuição de Conteúdos Educacionais.
Jean Brasil (Universidade Federal de Pernambuco), Vinicius Garcia (Universidade Federal de Pernambuco), Rodrigo Assad (Universidade Federal Rural de Pernambuco/USTORE), Mauricio Carvalho (USTORE)

15:30 - 16:00
Um processo de desenvolvimento de software na gestão municipal, utilizando métricas de qualidade.
Euristenho Queiroz de Oliveira Júnior (Universidade de Pernambuco)

6ª Feira 03/10

Sessão 7 (Sala Siriguela)

11:00 - 11:30
USTORE: Uma plataforma de computação em nuvem privada para apoio a e-Science.
José Fernando Santos de Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco)

11:30 - 12:00
Uma Abordagem para Indexação e Buscas Full-Text Baseadas em Conteúdo para Sistemas de Armazenamento em Nuvem.
Marco Machado (Universidade Federal de Pernambuco), Frederico Durao (Universidade Federal da Bahia), Rodrigo Assad (Universidade Federal Rural de Pernambuco/USTORE), Vinicius Garcia (Universidade Federal de Pernambuco)

12:00 - 12:30
Um Caso Real de Desenvolvimento e Implantação de Workflow em Ambiente de Telecom.
Fabiola Pereira, Emilio Dias (Algar Telecom), Geovana Cardoso (Algar Telecom), Cádimo Raposo (Algar Telecom)