CONTEXTO E OBJETIVO

O Congresso Brasileiro de Software: Teoria e prática (CBSoft) congrega anualmente profissionais da indústria, do governo e da academia para apresentar e discutir os últimos avanços, tendências e inovações relativos a processos, técnicas, tecnologias e produtos da área de software. O CBSoft agregará quatro importantes simpósios brasileiros promovidos pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação:

• XXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2014)
  • XVIII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2014)
  • XVII Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2014)
  • VIII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2014)

Além disso, o CBSoft deve contar com uma série de outras atividades tais como workshops, minicursos, tutoriais, painéis e mostras de ferramentas.

Dentro do CBSoft, a Trilha da Indústria permite que você compartilhe seus conhecimentos e suas experiências práticas com a comunidade brasileira de software. É também uma ótima oportunidade para se estabelecer cooperações entre profissionais e empresas bem como estimular a interação entre indústria e academia.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de propostas: até 01/julho/2014 08/julho/2014 (NOVA DATA)
Notificação aos autores: até 05/agosto/2014

Veja a seção COMO SUBMETER UMA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO abaixo.

CHAMADA DE PROPOSTAS PARA APRESENTAÇÕES

Esta é sua chance de compartilhar seu conhecimento com a comunidade brasileira de software.

Envie sua proposta para uma apresentação, do tipo palestra, de 30 minutos.

O tema é aberto, por exemplo: experiências práticas, conhecimentos adquiridos ou produtos inovadores desenvolvimentos na área de engenharia de software aplicados na indústria (ou no governo).

O envio de propostas para apresentações está aberto a toda a comunidade.

As propostas devem ser submetidas à organização do CBSoft, conforme detalhes abaixo.

Não espere! Envie sua proposta o mais rápido possível. E compartilhe essa chamada com seus colegas da área de software.

Veja a seção COMO SUBMETER UMA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO abaixo.

TÓPICOS DE INTERESSE

Exemplos de tópicos relevantes incluem (mas não se limitam a):

• Computação nas nuvens
  • Arquitetura orientada a serviço (SOA)
  • Arquitetura de software
  • Técnicas de programação e design patterns
  • Linhas de produto de software e reúso
  • Técnicas e metodologias ágeis
  • Desenvolvimento com equipes distribuídas
  • Testes e controle de qualidade de software
  • Integração contínua
  • Gerência de performance e disponibilidade de aplicações
  • Usabilidade de aplicações
  • Segurança de aplicações
  • Computação em grid e virtualização
  • Gerência de projetos de software
  • Engenharia de requisitos
  • End user development
  • Business Process Management (BPM); business process modeling
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
  • Tecnologias e frameworks para desenvolvimento de sistemas
  • Rich Internet Application
  • Desenvolvimento orientado a aspectos

COMO SUBMETER UMA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO

Prepare um documento de, no máximo, 4 páginas no formato da Sociedade Brasileira de Computação
(http://www.sbc.org.br/en/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=38&catid=32) contendo:

• Título. Escolha um título claro, conciso e que capture a essência da sua palestra.
  • Resumo. Forneça uma descrição da sua palestra. Informe os benefícios e os conhecimentos principais que os participantes irão obter. Apresente também um sumário dos tópicos que serão abordados. Este sumário pode ser a “agenda” da sua apresentação.
  • Audiência. Informe que tipo de profissional mais se beneficiaria da sua apresentação. Exemplos: desenvolvedores mais ou menos experientes, gerentes de projeto, analistas de requisitos, arquitetos de software, testadores, professores. Indique aqui também se há pré-requisitos de conhecimento técnico para a sua palestra.
  • Breve biografia. Para cada palestrante de sua proposta, indique sua formação, experiência profissional e afiliação atual. Se existir, informe a URL da página com informações profissionais e/ou Currículo Lattes. Por favor, informe possíveis experiências prévias como palestrante.

Submeta o documento em formato PDF usando o sistema JEMS.

Acesse o site do JEMS para submeter seu artigo:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• As propostas serão revisadas e selecionadas pelo Comitê Técnico da Trilha da Indústria do CBSoft 2014.
  • Os palestrantes das apresentações selecionadas deverão fazer sua inscrição no CBSoft 2014 para participarem do evento.
  • Os palestrantes terão a sua disposição um computador com Microsoft Power Point e visualizador de PDF e projetor. Caso necessite de outros recursos, indique-os em sua submissão.
  • As apresentações aceitas terão seus resumos publicados juntamente com os CDs de anais a serem distribuídos aos participantes do CBSoft 2014. As versões finais das apresentações aceitas poderão ser disponibilizadas no website do evento depois de sua realização.
  • Palestras convidadas poderão integrar a programação da Trilha da Indústria, além das palestras selecionadas por meio desta chamada de propostas.

COMITÊ TÉCNICO DE REVISÃO DA TRILHA DE INDÚSTRIA DO CBSOFT 2014

Vanilson Burégio, Universidade Federal de Pernambuco
Vinicius Garcia, Universidade Federal de Pernambuco

COORDENADOR DA TRILHA DE INDÚSTRIA